Pies para que los quiero

si tengo alas para volar.

Frida Kahlo

Buscar

Guia de Tulum


Tulum é uma paragem obrigatória no México, e encantou-nos pelas suas praias desertas, pela floresta tropical, pelos seus cenotes de águas cristalinas e as suas ruínas suspensas numa paisagem idílica que só o mar das caraíbas pode proporcionar.

Aqui está a lista das atrações que mais gostámos de visitar em Tulum, e o bikini Type que achamos servir melhor a cada uma:


Cenotes:

Bikini ideal: Marmols V1


Formados há mais de 15 mil anos, os Cenotes são poços profundos de águas límpidas que vêm de rios subterrâneos. A península de Yucatán, onde fica Tulum, quase não tem rios e tem apenas algumas lagoas que são, na maioria, pantanosas. Os cenotes extensamente distribuídos são a única fonte perene de água potável e têm sido a principal fonte de água em grande parte da península de Yucatán. Alguns cenotes, como o Cenote Sagrado, tinham um importante papel nos rituais Maia. Acreditava-se que estas “piscinas” funcionavam como portais para a vida após a morte. O termo Cenote deriva de uma palavra utilizada pelos maias: Ts'onot" que se refere a qualquer local com águas subterrâneas acessíveis.

São actualmente pontos turísticos muito fortes da região, pela sua beleza natural, e pela possibilidade de mergulhar e flutuar, ou fazer snorkeling.

Os Cenotes que achamos que valem mais a pena visitar:

-Cenote dos Ojos

-Cenote Calavera

-Cenote

-Cenote Nicte- Ha

-Gran Cenote

-Cenote Zacil-Ha

-Casa Cenote

-Cenotes CasaTortuga



Playa Paraíso:

Bikini ideal: Marmols V6


Uma praia digna de um cartão postal: areia branca, água turquesa, e uma palmeira torta que parece ter sido posta de propósito para compor o cenário perfeito. Já foi várias vezes considerada a praia mais bonita do mundo e percebe-se facilmente porquê.

Fica na zona da praia mais próxima das ruínas de Tulum e tem bares de praia e um restaurante mais chique chamado Sensaciones. É o sítio ideal para aproveitar e relaxar nas espreguiçadeiras do beach club e tem um hotel chamado El paraiso Hotel.



Nadar com as tartarugas em Akumal:

Fato de banho ideal: Jade V1


Akumal significa “Sítio das tartarugas” e, de facto, não há melhor lugar para vê-las e para nadar com elas. Durante a temporada, a praia de Akumal recebe várias tartarugas que se vêm alimentar das algas e depositar os seus ovos na areia. A praia é pública e gratuita, e aconselhamos o aluguer equipamento de Snorkel para poder ver as tartarugas mais de perto.

A temporada de tartarugas começa em Maio e vai até Outubro e esta é a altura na qual garantidamente verá tartarugas se visitar este local.



Reserva da Biosfera De Sian Ka’an:

Bikini ideal: Carmen V2


É Património da UNESCO e um pouco menos turístico que os cenotes. É uma linda reserva ambiental de 5 280 km². O início da reserva de Sian Ka’an fica localizado a menos de 30 km do sul de Tulum. É muito difícil, quase impossível, visitar a reserva sem guia

No meio da vegetação da densa floresta de Sian Ka’an, há uma torre de observação que proporciona uma vista soberba sobre a floresta e a laguna. Lá é possível observar muitos animais e conhecer mais acerca das árvores locais. Dentro da reserva, é possível visitar as ruínas Maias de Muyil. Os passeios de barco levam por lagoas e canais de água verde-fluorescente com paragens em pequenos sítios arqueológicos. A meio do passeio, o barco pára num píer e é possível nadar pelo canal.

No fim do passeio, chega-se através dos canais ao paradisíaco mar das Caraíbas. Um verdadeiro refúgio de natureza selvagem que vale muito a pena visitar!



Yoga na praia:

Bikini ideal: Angelita V2


Os estúdios do Sanara são um sítio mágico para fazer uma aula de Yoga com vista para o mar.

Viajar para Tulum implica mergulhar em experiências projetadas para o bem-estar do corpo e da mente. A maioria das práticas envolve sessões de meditação e sound healings, yoga e massagens.

Os hippies dos anos 60 acreditavam que esta região concentrava a energia vibratória de um vortex que percorre toda a península do Yucatan, criando um campo eletromagnético que atua sobre o primeiro chakra. aquele que rege a dimensão física do homem e a sua coluna vertebral. Isto fez com que esta zona rapidamente se transformasse numa espécie de meca para praticantes de yoga, o que ainda é evidente em placas na rua: umas promovem aulas e retiros de diferentes vertentes, outras anunciam aulas de meditação, de cânticos kirtan,cerimónias maias, leituras ancestrais e sessões de terapia de som com taças tibetanas. É comum ver pessoas a deslocarem-se para Tulum para se dedicarem mais a práticas espirituais. É o sítio ideal para fazer um retiro de Yoga, por exemplo.

Até os tratamentos de beleza ganham uma inclinação holística e espiritual – a lama Maia, por exemplo, além de fazer bem à pele, acredita-se que afasta a depressão.

Já que existe toda esta mística associada a este sítio, que tal aproveitá-la e relaxar?



Visitar as Ruínas Maias:

Fato de banho ideal: Anita V2


Outro ponto obrigatório de visita em Tulum é as ruínas da cidade Maia. Esta é a única zona arqueológica situada à beira-mar e é possível ver-se o azul turquesa do mar das Caraíbas enquanto se visita as ruínas, o que acrescenta ao local uma beleza ímpar.

É a terceira zona arqueológica Maia mais visitada e aconselhamos a visita durante a semana, porque ao fim de semana pode ficar bastante cheio.

O nome original da localidade era Zuma, que significa «cidade do amanhecer», e não é difícil perceber porquê quando se chega ao local e se olha para os edifícios, todos construídos sobre a falésia, orientados para Nascente, e prontos a receber o nascer do sol.

Acredita-se que os Maias traziam para aqui os seus futuros líderes para serem abençoados pelo Sol. A construção mais emblemática da zona é o El Castillo.



O que levar na mala:

  • Bikinis Type

  • Repelente

  • Chapéu de palha

  • Máquina fotográfica

  • Vestidos largos

  • Roupa de Yoga

  • Protector Solar

  • Sandálias

  • Toalha ou pano de praia

  • Livro

58 visualizações

Contacte-nos

  • Instagram @ilovetype
  • Facebook Type
  • Pinterest Type

Ajuda

Informação

© 2017 by Type. All rights reserved