Pies para que los quiero

si tengo alas para volar.

Frida Kahlo

Buscar

MEET THE TEAM


A Mariana e a Beatriz entraram para a equipa Type apenas este Verão, mas é como se lá estivessem desde o início. "Vestem o biquíni" e tratam muito bem das nossas clientes!

CATARINA

Nome: Catarina Portela

Idade: 29 anos

Signo: Leão

Viagem que mais gostou de fazer: Menorca

Bikini preferido da coleção Guapa: Frida

Maior sonho: Ter sucesso profissional e conseguir constituir uma família feliz.


Licenciou-se em Marketing mas achou o curso demasiado técnico e cedo percebeu que não era para ela. Precisava de algo criativo na sua vida. Não sabia desenhar nem tinha curso de artes, por isso pensou que não ia conseguir ir para um curso de moda. Mas fez o exame de desenho, tirou um curso de moda na Modatex e apaixonou-se por este mundo.

Desde nova que adora costurar e transformar roupa. No curso de moda que tirou, estagiou com o Filipe Faísca que a inspirou. Para o segundo estágio quis algo diferente, que estivesse relacionado com cores e padrões. Como adorava bikinis e fatos de banho pensou “porque não enveredar por aqui?” Foi assim que encontrou a Type, uma marca com uma estética que adorava. Fez o estágio e continuou a trabalhar na marca, onde está há quatro anos.

A moda ocupa um lugar no seu coração. Precisa de criar para viver. Onde quer que esteja, está sempre a criar, a pintar ou a pensar em novas criações.

Não é de ficar em casa, é fã de festivais, eventos e festas com amigos. Adora o Verão, principalmente as noites. Ouve música enquanto cria os bikinis e fatos de banho porque o ritmo de trabalho corre melhor. Ouve de tudo um pouco, consoante a hora do dia e o dia da semana. Às sextas ouve funk brasileiro para preparar para o fim de semana, que é sempre de muita festa.

EDSANA


Nome: Edsana Robalo

Idade: 26 anos

Signo: Gémeos

Viagem que mais gostou de fazer: Barcelona

Bikini preferido da coleção Guapa: Anita

Maior Sonho: Ser feliz, fazer aquilo que gosto e evoluir com isso.


Edsana sempre quis seguir moda. Nasceu em Santiago, Cabo Verde e tem o Verão no coração. Veio para Portugal com 7 anos. Fez o curso de moda na Modatex. Foram três anos de muito trabalho, mas no curso fez grandes amizades, incluindo a Catarina. Teve dificuldades na procura do estágio final, mas juntou-se à amiga e entraram as duas no mesmo estágio, na Type. No curso estava mais ligada ao Design digital, nunca tinha aprendido a costurar. Hoje em dia, consegue passar pela processo todo desde o desenho a confecção dos biquínis. E aquilo que tem em mente é “com trabalho e dedicação tudo é possível”. Foi preciso persistência, trabalho e confiança em si própria. Antes da Type, não tinha ligação ao mundo dos bikinis. Gostava de roupa clássica de mulher e sempre ouviu que trabalhar com fatos de banho era mais difícil, por serem roupas que se ajustam ao corpo e materiais mais difíceis de manusear. Hoje sente-se muito feliz e, a cima de tudo, realizada no trabalho - “Roupa de praia é a minha praia.” Adora ler romances, ver filmes de ficção científica e dançar.

INÊS

Nome: Inês Almeida

Idade: 26 anos

Signo: Virgem

Bikini preferido da coleção Guapa: Paloma

Viagem que mais gostou de fazer: Rio de Janeiro

Maior sonho: A Type ser uma marca de referência não só em Portugal mas em toda a Europa.


Nunca teve dúvidas de que o seu caminho seria a moda. O que mais gosta de fazer é criar. Adora desenhar. Desenha livremente e, mesmo que não esteja a pensar na Type, acaba por surgir sempre algo que a leva lá. Através dos desenhos, chega a um conceito. Gosta que todas as coleções tenham um fio condutor e gosta do processo de construí-lo. Tem uma paixão por bikinis e fatos de banho que vem de um amor pelo Verão e pela praia. Desde pequena que passa férias no Brasil, o seu sítio preferido, e traz bikinis para as suas amigas. Tem um armário cheio de bikinis e é essa a peça que a faz pegar numa caneta para desenhar. Aquilo que a move é, em primeiro lugar, a vontade de ser bem sucedida. Em segundo lugar, a necessidade de criar. Transforma a sua inspiração em bikinis e fatos de banho. “Se me disseres para fazer roupa amanhã eu não consigo. A minha cabeça está completamente formatada para este tipo de produto. É isto que eu sei fazer e adoro.”

Tem consciência das dificuldades que tem de enfrentar e conhece melhor do que ninguém os dias maus, mas nada a motiva tanto quanto os dias bons. “Hoje foi horrível mas amanhã vai ser incrível.” é um dos seus lemas.

Apesar do amor pela moda que tem desde que se lembra, o desejo de fazer o pai orgulhoso fê-la optar por estudar Arquitectura. No primeiro ano do curso teve um filho e no segundo, em 2013, criou a Type. Quis provar que este era o seu caminho e entregar-se a 100% a algo, mostrando que era possível ter sucesso. Com ajuda inicial do pai, criou o negócio. Na época, havia muito poucas marcas do estilo em Portugal, o que tornou o processo de encontrar uma fábrica e arranjar tecidos mais desafiante. No percurso, apanhou desgostos, foi enganada, mas considera que os dissabores foram dores de crescimento e acabou por aprender a saber estar neste meio.

Em termos curriculares, após se licenciar em Arquitectura, quis tirar um curso na área de Gestão para aprender mais sobre o mundo dos negócios e toda a parte da contabilidade e recursos humanos. Sentiu que, para crescer, precisava deste curso. Não para pôr no currículo mas para pôr a sua marca “a andar”. E assim tirou o Mestrado em Gestão na Nova, que lhe deu a bagagem que precisava. À medida que a marca crescia, sentiu a necessidade de aumentar a equipa e contratar pessoas. Foi nessa altura que entrou a Catarina e a Edsana. A vontade de aprender nunca a abandona e em Janeiro deste ano acabou uma Pós Graduação em marcas de luxo, que também foi muito importante para a Type, pois trouxe um conhecimento na área do Marketing e do digital. Pôde estudar o background das grandes marcas e a forma como se adaptaram à Era Digital.

Mesmo trabalhando tanto, Inês tem dois filhos e não imagina a vida sem eles. O Lourenço tem nove anos e já era nascido quando criou a Type e a Caetana tem quase 4 anos e já encomenda fatos banho cor-de-rosa à mãe. Às vezes é difícil, admite. Mas tem a sorte de ter muita ajuda dos pais e do namorado, quando não consegue acabar o trabalho em tempo útil no atelier/escritório, leva o trabalho para casa.

Quando está cansada, ao contrário de muitas pessoas, gosta de sair e ir beber um copo ou jantar fora, descansa mais assim. Não é de ficar em casa.

Nos tempos livres, especialmente no Verão, só quer ir para a praia, estender-se na areia, ficar à beira mar para os filhos poderem brincar e ficar até ao pôr do sol.


Madalena, Joana e Pedro fazem parte da PE GA DA, a agência que gere as redes sociais da Type.

286 visualizações

Contacte-nos

  • Instagram @ilovetype
  • Facebook Type
  • Pinterest Type

Ajuda

Informação

© 2017 by Type. All rights reserved