Pies para que los quiero

si tengo alas para volar.

Frida Kahlo

Buscar

Stylista Summer Market e Sustentabilidade


Quando chega o Summer Market Stylista, sentimos chegar o Verão. E nem era preciso estarem os 32 graus que se fizeram sentir. No Estoril, esse lugar onde a maresia invade os nossos corações, debaixo de um sol forte demais para quem ainda agora chegou a Junho, fomos montar o nosso stand, tão atarefados quanto entusiasmados, tão cansados quanto expectantes. Montar um stand é materializar uma marca, é construir para os outros aquilo que dentro de nós já está tão construído. Depois de tudo pronto, esperámos pelos visitantes, com um brilho por dentro, qual água do mar cintilante, à espera que alguém dê o primeiro mergulho. No Summer Market Stylista, há roupas de vários estilos, acessórios variados, marcas novas e antigas, made in Portugal e não só e, claro, swimwear. A Type marcou presença, mais uma vez, neste espaço que combina o que de melhor se faz por cá.

O foco do mercado este ano foi algo que nos trouxe ainda mais orgulho em participar: Sustentabilidade. Esta palavra, cada vez mais usada, representa a capacidade que o ser humano tem de interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O conceito de sustentabilidade é complexo; para que algo seja considerado sustentável, é necessário que seja: Ecologicamente correto; Economicamente viável; Socialmente justo e Culturalmente diverso. Vemos cada vez mais novas marcas a surgir dentro deste conceito, e marcas antigas a transformar os seus modelos de negócios para incluir a Sustentabilidade nos seus valores e nas suas práticas. Um conceito que já não é só tendência, mas sim fundamental para uma marca competir no mercado hoje em dia. Moda sustentável é aquela que, em todas as suas etapas, respeita o meio ambiente e a sociedade, valorizando as pessoas envolvidas na sua produção e incentivando o consumo consciente. Na Type, à medida que fomos crescendo como marca, apercebemo-nos da necessidade cada vez maior de sermos sustentáveis. A maioria dos tecidos que usamos são de fontes naturais e abolimos o plástico de todos os pacotes e sacos. Mas a sustentabilidade vai além do meio ambiente.

A valorização da mão de obra é crucial: conhecer quem fabrica as peças e garantir que quem o faz trabalha em boas condições e está a ser devidamente remunerado. Este é um dos principais aspectos que valorizamos. As pessoas que fabricam as nossas peças estão lado a lado connosco, no nosso escritório, diariamente. Uma marca tem de ter controlo sobre a sua mão de obra e apresentar condições de trabalho justas, é isso que defendemos. As nossas peças são feitas uma a uma e à mão, o que leva mais tempo, mas nos permite garantir que tudo o que chega a quem veste Type passou por um processo consciente e com respeito. Respeito pelo meio ambiente, por quem fabrica e por quem veste.



157 visualizações